30 março 2017

Benefícios da Arnica



                     A arnica é um arbusto de flores amarelas, folhas ovais e cheiro de maça. Seu nome científico é ARNICA MONTANA, também conhecida como erva dos pregadores ou tabaco-da-montanha. As partes usadas para remédio são as folhas e as flores. Os componentes da folha aliviam contusões e hematomas, cicatrizam feridas e podem acabar com dores nas articulações. Estudos apontam que a planta funciona tão bem quanto remédios convencionais, só que sem efeitos colaterais.
             Tais benefícios estão relacionados a presença da quercitina, uma substância que aumenta  a resistência dos vasos e a irrigação sanguínea local, assim removendo coágulo e apagando manchas. E a inolina, que por sua vez atua como analgésico. 
             Muito conhecida pela "medicina popular", a arnica é comumente encontrada na forma de pomada, tintura, gel ou creme. E em muitos casos é utilizada de maneira conjunta a outras substâncias, como por exemplo a cânfora. É importante salientar que não se NÃO SE FAZ chá de folhas da arnica, nem se bebe a tintura. A planta possui substâncias  tóxicas, ou seja, se for tomada pode provocar vômitos, dores abdominais, aborto, bolhas na pele, aumento da pressão arterial, dentre outros prejuízos à saúde.    
            Nunca esqueça do quanto é importante seguir corretamente o tratamento indicado pelo médico e as recomendações dos outros profissionais que possivelmente lhe assistem, como é o caso do fisioterapeuta. Tratamentos fitoterápicos devem ser utilizados como coadjuvantes, atuando paralelamente ao tratamento padrão.  
           Quando surgir dúvidas: pesquise, pergunte, não interrompa tratamentos por conta própria.    

Fonte: Revista Saúde - dezembro de 1999.