24 março 2017

Articulação temporo-mandibular, sua disfunção e o tratamento

Articulação têmporo-mandibular (A.T.M.) é o famoso "carrinho da boca", aquele vulgo "ossinho" que estrala quando abrimos muito rápido a boca, ou comemos alguma coisa mais dura.
Então! Esse não é osso, é articulação. Une o osso mandíbula (do rosto) com o osso temporal (da cabeça/lateral da testa) e entre eles, temos cartilagem.
Geralmente, as alterações dessa região acontecem por falta de sincronia, quer dizer, algum movimento que é feito errado, ou má oclusão (dentes não alinhados na mordida). Os estalidos, as dores locais, os travamentos estão com certeza relacionados a uma  disfunção articular e precisam ser tratados. Dores de cabeça também podem estar relacionadas.
Uma boa avaliação dessa articulação deve considerar as partes ósseas, nervos e músculos. O tratamento envolve dentista clínico para avaliação inicial, ortodentista para alinhamento dos dentes, fisioterapeuta e fonoaudiólogo para correção dos movimentos e posicionamentos.
A Reeducação Postural Global (R.P.G), uma técnica aplicada somente por fisioterapeutas, está diretamente relacionada com o tratamento das disfunções têmporo-mandibulares (D.T.M.s), pois a partir das cadeias musculares consegue atingir musculaturas da cabeça, do pescoço e da face; proporcionando maior simetria e congruência.
Considerando simetria e congruência, é válido lembrar que quando as cadeias musculares estam em desarmonia surgem progressivamente as alterações. Como é o caso das D.T.M.s, que não tratadas desencadeiam problemas de coluna, assim  como problemas de coluna, pé chato, problemas de joelho, também desencadearão D.T.M.s.
A avalição e o tratamento de uma D.T.M. não devem ser adiados , pois a fase de recuperação do tratamento cirúrgico é muito ruim, a boca fica literalmente fechada (cabeça enfaixada) por pelo menos 30 dias, nesse período a alimentação é pastosa e feita por canudinho, sugado no espaço que fica de dois dentes incisivos que são extraídos.

Pesquise, tire suas dúvidas, entre em contato.

Fisioterapeuta Juliana Nunes Bitencourt