A maioria das crianças nasce sem problemas de desenvolvimento. As
diferenças individuais entre elas são muitas, relativamente "cada um tem o
seu tempo". Porém a sequência de desenvolvimento é bastante previsível.
É comum que bebês com história de prematuridade, mesmo que não
apresentem nenhuma patologia ou sequela específica, apresentem em idade escolar
algum distúrbio de aprendizagem, linguagem, comportamento ou coordenação
motora.
A estimulação sensório-motora em recém nascidos de risco favorece
a adequação dos padrões motores da criança; evitando assim
futuros déficits. É muito importante a estimulação precoce.
Se você tem um bebê que nasceu antes do tempo, não superproteja,
estimule! O excesso de cuidado é um fator comum entre os familiares de
prematuros. Não deixe-o somente no berço ou no carrinho, todo enroladinho em
cobertas; dê bastante estímulo visual, auditivo, coloque-o de bruço por alguns
instantes (isso ajuda a sustentar a cabeça, a ganhar força nos braços, ...),
siga as recomendações médicas, fazendo o acompanhamento mensal com consultas e
procure um fisioterapeuta! Existe muita informação que podemos repassar para
família, que geralmente se sente bastante insegura.
