06 março 2017

POR QUE A DRENAGEM LINFÁTICA É INDICADA NO PÓS-OPERATÓRIO?

Indicado para alívio de dores, redução de hematomas, redução de fibroses, acelerar o processo cicatricial e recuperação. A técnica é primordial em casos de abdominoplastia, lipoaspiração, mastoplastia, ...
Durante o pós-operatório imediato, o quadro doloroso é acentuado, assim como os edemas, equimoses e hematomas; existe nesse período uma sobrecarga no sistema linfático, gerando queda na microcirculação e congestão do sistema circulatório venoso. Além das posições antálgicas que a paciente adquiri e a alteração de sensibilidade local que se instala.
O sistema linfático é formado por vasos e linfonodos que carreiam linfa, atuando como sistema auxiliar do sistema circulatório venoso. Sua principal função é retorno de líquidos e imunidade.
Desta forma, o atendimento fisioterapêutico no pós-operatório imediato é bastante importante, fazendo toda a diferença na recuperação da paciente. Não só com drenagem linfática manual, mas utilizando-se de técnicas e aparelhos específicos, que auxiliam na cicatrização, diminuição de dor, redução de fibroses e recuperação facilitada de maneira geral.